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LIDERANÇA E ALTA PERFORMANCE


                                                                                                                                                               Por Mariana Stachiu

A Liderança é sem dúvida a competência mais requerida nas empresas. Uma pessoa que mostra qualidades de um verdadeiro líder não tem dificuldade alguma em obter apoio eficiente. Os outros têm todo o prazer em segui-lo, sem sequer pensarem nisso. Esta é uma das características do verdadeiro poder pessoal! Na entrevista a seguir, nossa Diretora e Master Coach Mariana Stachiu responde as principais dúvidas sobre o tema:

Quais são (ou devem ser) as principais competências de um líder?

As principais competências de um líder são:

Influência, isto é, saber conduzir pessoas, principalmente através do exemplo. Ter capacidade de autoconhecimento, possuir autoconfiança, visão e pensamento estratégico, iniciativa, disciplina e tomada de decisão.

Comunicação Eficaz. O líder deve saber falar com clareza e objetividade, precisa saber ouvir as pessoas ao seu redor.

Relacionamento Interpessoal. Líderes têm a capacidade de saber se relacionar com outras pessoas, possuem empatia, carisma, flexibilidade e tolerância.

Trabalho em Equipe, isto é, ter a capacidade de obter colaboração e cooperação entre as pessoas da equipe, saber administrar conflitos e promover resultados positivos através de pessoas.

Gerenciamento de tarefas. O Líder deve ter organização, deve saber delegar tarefas, precisa planejar estrategicamente. Além disso, deve saber cumprir tarefas nos prazos, ter proatividade e saber gerenciar o tempo.

Capacidade profissional. Todo líder precisa ter conhecimento técnico. Deve saber atender clientes, possuir comprometimento com resultados e foco nos detalhes.

Quais são as falhas ou carências dos lideres que atuam hoje no mercado?

As principais falhas são ligadas à construção e manutenção de relacionamentos. A maior parte dos líderes sentem dificuldade no trato com a equipe e na administração de conflitos. Outra falha bastante corriqueira é a falta de planejamento estratégico, pois muitos líderes acabam trabalhando com aquilo que é urgente e não se preocupando com uma visão mais macro do seu próprio negócio.

Outra situação que podemos atribuir como falha ou até mesmo carência é o líder querer agradar a todos, tendo muitas vezes dificuldade de dizer não. Isso pode acarretar prejuízos no desempenho de sua função.

É possível aprender a ser líder?

É possível sim desenvolver a liderança. O primeiro passo para o desenvolvimento da liderança é a pessoa querer se desenvolver e entender que o desenvolvimento da liderança é um caminho de descobertas, conscientização, foco e muita disciplina. O gestor precisa estar disposto a quebrar algumas barreiras tanto pessoais como profissionais para poder expandir suas capacidades e habilidades.

Como os lideres devem agir para se aperfeiçoar? Fazer cursos ou coaching pode ajudar?

O líder deve buscar o desenvolvimento constante. O Coaching é uma ferramenta eficaz porque traz desenvolvimento, aperfeiçoamento e superação pessoal e profissional nos líderes. É um processo contínuo e planejado, que utiliza-se de uma combinação de técnicas e ferramentas específicas que possibilita ao gestor obter excelentes resultados a médio e longo prazo. Participar de cursos de desenvolvimento, ler livros, buscar novos conhecimentos, conhecer pessoas e aprender com elas, buscar novos desafios irá auxiliar no aperfeiçoamento constante do líder.

O que o mercado e as empresas esperam destes profissionais?

Esperam que o líder influencie pessoas e traga resultados positivos através das pessoas.

Como as empresas e os profissionais vêm lidando com a questão?

Percebo que o mercado ainda é carente no desenvolvimento de líderes. A maior parte das empresas entendem que seus lideres precisam de desenvolvimento mas os investimentos na área ainda são precários.

Liderança é uma prioridade? Há investimentos neste sentido?

Liderança é prioridade pois uma empresa é conduzida ao sucesso ou ao fracasso através das pessoas que a compõe. Se a liderança for fraca, consequentemente os resultados também serão. Muitas empresas já perceberam isso e investem cada vez mais no desenvolvimento de suas lideranças.

As mulheres exercem bem a liderança? Como é o estilo feminino de liderar?

As mulheres estão cada vez mais inseridas em postos de liderança. Percebe-se que há um aumento progressivo da participação das mulheres no mercado de trabalho e nas lideranças.

Não existe diferenças entre homens e mulheres em relação à produtividade, análise e solução de problemas, sociabilidade e aprendizagem. As mulheres geralmente têm maiores habilidades verbais, habilidades manuais de precisão e tendência à maior conformidade.

Além disso, as mulheres normalmente possuem a habilidade de entregar prazos e ao mesmo tempo promover mudanças estratégicas. As mulheres conseguem vencer dificuldades e antecipar crises, mantendo as competências e mostrando-se preparadas para lidar com adversidades. Muitas mulheres são mais flexíveis que os homens, estão dispostas a contribuir com ideias e sugestões e possuem perspectivas diferençadas para as empresas.


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